O Ano Novo chegou e com ele se inicia o mês de Janeiro. Mas será que o Ano é realmente Novo para todos? A campanha Janeiro Branco pode ser representada por um belíssimo poema de Carlos Drummond de Andrade, no qual sugere que, para realmente termos um Ano Novo, precisamos despertá-lo dentro de nós mesmos a fim de buscarmos uma melhora, um ganho na qualidade de vida.
Janeiro Branco é uma campanha conectada ao tema Saúde Mental e foi idealizada pelo Psicólogo Leonardo Abrahão em 2014 na cidade de Uberlândia, cujo slogan é:
“Quem cuida da mente, cuida da vida."
Os objetivos da campanha foram retirados do site (http://janeirobranco.com.br/projeto-janeiro-branco/):
Os 5 objetivos da Campanha Janeiro Branco:
1 – Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas do mundo reflitam, debatam e planejem ações em prol da Saúde Mental e da Felicidade em suas vidas ao longo de todo o ano;
2 – Chamar a atenção de todo mundo para o tema da Saúde Mental nas vidas das pessoas;
3 – Aproveitar o início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para serem verdadeiramente felizes;
4 – Chamar a atenção das pessoas para pensarem a respeito do que precisam mudar em suas vidas para serem, realmente, felizes;
5 – Mostrar às pessoas que sempre é possível o fechamento e a abertura de novos ciclos em busca da Felicidade em suas vidas – afinal, ano novo, vida nova, mente nova!
Como proposta principal, a campanha visa desmistificar o preconceito sobre a Saúde Mental que, por sinal, percebo que vem diminuindo gradativamente. Penso que uma das principais razões desse preconceito é que ele mexe com o nosso Ego. E o Ego adora encontrar "razões" e justificativas, ama ter a ilusão de que "está no controle da situação" e é especialista na função inútil chamada onipotência. Enfim, ele se acha o máximo! Como o fato de admitirmos que temos problemas é doloroso, não!? Passa a imagem de fraqueza, né? São julgamentos que somente podem nos deixar congelados no mesmo lugar; ou seja, no problema. Acho importante também dizer que às vezes não queremos mudança, pois nossa estrutura interna/externa, por mais que gere sofrimento, também traz ganhos. Não há problema algum. Nesse sentido, caberá somente a você decidir conscientemente o que realmente você realmente busca. Transformação? Estagnação? Conversando internamente comigo mesmo: "Sim, dá pra viver a vida inteira estagnado, mas isso já não é comigo".
Abaixo estão outros dois textos que escrevi sobre o processo de psicoterapia: um desvelar do nosso mundo interno visando a ampliação da consciência:
Espero que esse texto contribua de alguma forma para a sua vida. Um abraço e até a próxima.
(Foto por Julio Ito)
Para saber mais:
Site Oficial
http://janeirobranco.com.br
Campanha 'Janeiro Branco' vira lei em Uberlândia
http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2016/12/campanha-janeiro-branco-vira-lei-em-uberlandia.html
0 thoughts on “Janeiro Branco!”