Psicologia e Literatura: Haruki Murakami (I)
Julio Ito, psicólogo
por Julio Ito
Psicólogo (CRP 06/130191)

Estava lendo um conto chamado “Kino” que está no livro Homens sem Mulheres de Haruki Murakami, uma jóia! Neste conto é possível ver a conexão entre a psicologia e a literatura.

Eu sou daqueles que acham que às vezes você pode aprender mais psicologia na literatura do que na própria psicologia.

Isso porque às vezes os livros teóricos podem nos deixar “tão cabeçudamente racionais” que nos afastam da própria psicologia. Os contos e diálogos deste livro pra mim estão embuídos de algo muito vivo e profundo. Fazia tempo que não encontrava algo do tipo! Ansioso por ler mais deste autor.

Este e outros trechos do livro são praticamente aulas de Psicologia sem a utilização de termos técnicos que às vezes só dificultam o acesso à Psicologia. Este trecho basta só ler e sentir que você entende.

“Eu não fiquei tão magoado quando deveria, Kino reconheceu. Quando eu deveria ter sentido a dor de verdade, reprimi esse sentimento crucial. Como eu não queria assumir algo doloroso, me esquivei de enfrentar os fatos e, como resultado, acabei tendo que carregar esse coração vazio e sem conteúdo.” (p. 190)

Homens sem Mulheres: Haruki Murakami
Homens sem Mulheres: Haruki Murakami
Julio Ito, psicólogo
JULIO ITO
Psicólogo (CRP 06/130191), psicoterapeuta junguiano, músico, facilitador de workshops, pesquisador e professor convidado do curso de Pós-graduação em Teoria e Prática Junguiana do Instituto Solaris (RJ).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *