A Maré
julio ito foto
por Julio Ito
Psicólogo (CRP 06/130191)

Música, Psicologia e Autoconhecimento

Quem me acompanha aqui sabe que eu também sou músico e um dos meus temas de pesquisa é a Música e suas relações com a Psicologia e o autoconhecimento. Hoje compartilho com vocês mais um trabalho musical, fruto de uma Psicomusicalidade: A Maré.

A Maré: filha de dias obscuros em forma sonora. Música pra mim é isso: ela me ajuda a entender o que está rolando no meu mundo interno, a dar contornos e formas para coisas que antes não sabiam como existir. Não faço música porque acho bonitinho, mas sim como uma necessidade de alma que se impõe a mim e, a partir daí, eu sinto e registro os efeitos que são vivenciados nesse processo de construção musical.

Vejo os momentos criativos muito mais como algo espontâneo – que brota de partes do nosso ser – do que algo pensado e calculado minuciosamente. Essa última parte de pensar e calcular eu encaro mais como uma tarefa final de lapidação depois que a matéria-prima da alma conseguiu ser extraída. O crucial é permitir-se ser um veículo de algo que quer se mostrar, nesse caso, de sons que querem fazer-se ouvidos.

Acredito que seria saudável se cada um de nós, independentemente do meio (música, desenho, pintura, escrita, dança, artes manuais, artes marciais ou seja lá o que for), nos permitíssemos uma expressão sem crítica e julgamento daquilo que nos visita, principalmente em momentos infernais que beiram um desmoronar. Claro que esses momentos nunca são fáceis. Porém, ainda sim é muito melhor do que ficarmos constantemente nos anestesiando (an + aesthesis = sem sensibilidade = sem vida).

Letra da música

A Maré
Composição: Julio Ito

Hoje sinto uma maré tragando o horizonte
Vem fluindo, me entupindo, eu não sei de onde
Já não sei se é maré
Eu luto pra ficar de pé

Invadindo a costa, sorrateira, vem molhando
Diluindo terra firme, montanha chorando
Sei que isso não é maré
Eu surfo pra ficar de pé

Ondas me encontrando mar afora
Sinto a tormenta afogando a cidade
Fantasmas do passado querem tudo para agora
Entrem, cheguem sem bater
Ofereço caridade
Ofereço claridade

julio ito foto
JULIO ITO
Psicólogo (CRP 06/130191), psicoterapeuta junguiano, músico, facilitador de workshops, pesquisador e professor convidado do curso de Pós-graduação em Teoria e Prática Junguiana do Instituto Solaris (RJ).

Compartilhe